Inbound
marketing ou marketing de entrada, é uma abordagem que faz com que o público
chegue até você de forma livre. A forma como o cliente é atraído mudou ao longo
dos anos, por isso é preciso se adequar e entregar valor ao seu público.
Para atrair esse cliente é necessário conteúdo que agregue em forma de
propaganda, para que ele encontre no seu serviço a solução para os problemas
dele. Encantar tem sido um dos desafios do marketing que é feito na atualidade.
Inbound marketing visa atrair e conquistar de forma ativa aqueles que de fato
tem interesse no serviço que é prestado pela empresa. Ele foca em atrair as
pessoas certas, por isso é preciso alinhar o material que é criado com o
público que você deseja atingir. Gerando tráfego de entrada para que assim
possa converter leads e fechar negócios. A medida que a qualidade do conteúdo
que você entrega aumenta, mas você se aproxima do público alvo.
Existem algumas etapas no processo inbound, que são:
1. Atrair o cliente
Na etapa de atração, o objetivo de suas ações
deve ser chamar a atenção do usuário que muitas vezes nunca ouviu falar da sua
empresa.
2. Conversão
Converter um cliente em lead é a função da segunda etapa. Para converter um
lead você precisará fazer ofertas tentadoras, criar landing pages, oferecer
formulários, e táticas de otimização de conversão – CRO.
3. Relacionamento
É importante se relacionar com os contatos que são feitos ao longo do processo.
É necessário que você compreenda as necessidades do público para que você possa
se relacionar de forma direcionada e segmentada.
4. Vender
Quando enfim o cliente está pronto para comprar, você precisa estar pronto pra
vender. Garantindo a melhor experiência possível. Para isso sua equipe de
marketing e vendas precisa estar preparada e ter em mãos ferramentas que
possibilitem que a estratégia seja de sucesso.
5. Encantar
Nessa etapa que o trabalho realmente acontece, depois de conseguir vender você
precisa fidelizar esse cliente. É nesse momento que é preciso encantar, para
conseguir fidelizar através de conteúdo avançado para que esse cliente passe a
ser um promotor da sua marca.
Redação SToledo