Estamos vivendo a era do digital, onde a
tecnologia trouxe transformações para a sociedade e para as empresas como um
todo. O marketing 4.0 é o mais recente estágio do mercado. A internet passou a
influenciar diretamente na jornada de compra dos clientes.
Em algum momento do processo de compra o consumidor buscou nas redes sociais informações
sobre o produto e serviço, sobre as opiniões de terceiros. Em algum momento o cliente verificou sites e
redes sociais para saber um pouco mais sobre a experiência de outros
consumidores.
Para se adequar a essa nova realidade as empresas precisam estar exatamente
onde o consumidor está. Falar a linguagem que esse cliente fala e concretizar
uma compra, seja de produto ou serviço. Empresas que não utilizarem técnicas de
marketing direcionado não serão mais capazes de se relacionar com os clientes e
perderão espaço no mercado.
A empresa que opta pelo marketing 4.0, precisa investir no relacionamento,
estabelecer conexões profundas, criar estratégias bem segmentadas para o
público e manter o foco nas necessidades do ser humano. A forma como uma
venda acontece já não é mais a mesma. Quando se oferece algo a alguém é precisa
ter em mente que o que está sendo vendido é uma experiência.
O conceito de marketing 4.0 foi abordado por Philip Kotler. Livro Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital, escrito em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan.
Onde ficou claro que a mudança não é apenas de ferramentas, mas principalmente
de mindset.
Não é apenas utilizar novas ferramentas e a empresa já está inserida no
marketing 4.0, é buscar estratégias direcionadas e que conduzam a utilização
das novas ferramentas a concretização da jornada de compra.
Redação SToledo