Há estratégias no marketing que precisam ser usadas para
se alcançar êxito. Quando você disponibiliza um produto ou serviço é necessário
direcionar de forma precisa para alcançar seu cliente. No marketing existe duas
maneiras de conhecer o seu possível cliente através do público alvo e a persona,
ao longo desse texto entenderemos um pouco mais sobre cada um.
O público-alvo é a definição social, econômica e
demográfica de quem vai consumir o seu produto. Geralmente ele traz
informações mais genéricas como estado civil, formação e coisas do tipo. Ao
longo do tempo esse tipo de informação passou a não ajudar tanto as estratégias
de marketing, justamente porque ela não permite o aprofundamento das
informações. É necessário mais detalhamento para conseguir direcionar de forma
eficiente. De toda forma não deixa de ter sua eficiência no primeiro momento,
onde não se sabe nada do público que vai consumir seu produto.
A persona ou buyer persona é uma representação do seu cliente ideal. As
personas apresentam as principais características e comportamentos dos seus
compradores. No marketing a utilização da persona ajuda a definir a linguagem e
o tom que vai ser utilizado na comunicação da marca. Tem sido bem mais usada
justamente por possibilitar uma melhor imersão no perfil do possível cliente,
possibilitando um melhor direcionamento das estratégias de marketing.
O público-alvo dá informações mais gerais sobre o seu cliente ideal, a persona
traz um maior nível de detalhes. Ambos são importantes nas etapas de marketing.
Redação SToledo