
O que são leads?
Gerar leads aumenta suas vendas
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Leia mais...Equipe SToledo
Captação de leads significa atrair e conseguir
de forma ética as informações de contato de pessoas interessadas nas soluções
de sua empresa. Uma boa base de contatos é o princípio básico da estratégia de
marketing digital.
Os leads nada
mais são do que contatos de possíveis consumidores que deixaram seus dados e
suas informações pessoais ou profissionais (como e-mail, nome ou telefone) em
troca de alguma recompensa oferecida pela empresa.
No marketing moderno os leads são peças fundamentais, através da análise de
métricas é possível mapear os seus possíveis clientes e assim gerar uma
estratégia de marketing eficiente para gerar vendas.
Nutrir os seus possíveis leads com conteúdo de valor é importante para que seja
possível estreitar os laços e assim fazer com que ele consuma o seu produto ou
serviço. Ao manter uma interação com um visitante as chances de que ele se torne um possível lead aumentam consideravelmente, por isso entregar valor se tornou uma das estratégias mais importantes do marketing. Não se vende mais um serviço apenas expondo ele, é preciso convencer o possível cliente da importância desse produto para o mundo, razão social entre outras.
Aqui vão algumas dicas:
⠀
🔸Utilize o marketing de
conteúdo como uma das técnicas mais efetivas.
🔸Utilize Landing Pages,
pop-ups e formulários.
🔸Produza materiais ricos
para geração de Leads.
🔸Explique pequenos
truques de marketing, para chamar a atenção do seu cliente.
🔸Realize palestras e
webinars, essa é uma tática que parece offline, mas que, na verdade, também é
online.
Redação SToledo
Equipe SToledo
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O LinkedIn foi lançado em 2003. Pense em Facebook, mas com um toque mais profissional e muito mais recursos. A rede social é principalmente voltada para carreiras, e permite que os usuários se conectem e compartilhem conteúdo com outros profissionais, incluindo colegas, potenciais empregadores, parceiros de negócios e novos funcionários. Para empresas, o LinkedIn também pode ser uma ferramenta de marketing fantástica.
Uma coisa é certa Linkedin é um bom networking para
você que quer se inserir no mercado profissional ou ampliar sua rede de
contatos, que pode ser construído com o compartilhamento de conteúdos, discussões, dentre outras ações.
Agora que você já conhece alguns dos benefícios dessa rede social, baixe o aplicativo crie seu perfil e amplie os seus contatos profissionais.
Redação SToledo
Equipe SToledo
O
instagram Reels é uma ferramenta que possibilita a criação de vídeos curtos e divertidos
para o Instagram. Você pode
compartilhar vídeos do Reels com seus seguidores no Feed, se tiver uma conta
pública.
No último mês o Reels ampliou a duração de vídeos para 30 segundos. O que
permite que os usuários possam criar conteúdos maiores. O Instagram também simplificou a
forma de cortar e excluir qualquer trecho do vídeo, e o cronômetro de gravação
agora pode ter duração de até 10 segundos.
Essa são as ferramentas disponíveis para
criar os Reels:
· - Áudio: é possível selecionar uma música ou
um áudio que já existe na biblioteca do Instagram;
· - Velocidade: permite acelerar ou diminuir a
velocidade dos quadros do vídeo;
· - Temporizador
e contagem regressiva: permite ao usuário gravar com as mãos livres ou sincronizar a gravação
com a música escolhida;
· - Filtros
e efeitos do Instagram: os filtros que já existem na rede social, como tela verde, estarão
disponíveis;
· - Ferramenta
de edição: permite fazer
cortes e adicionar novas cenas ao vídeo, com diferentes trechos, que podem ser
ordenados. Também é possível revisar o trecho clicando na imagem, ou excluí-lo
e gravá-lo novamente.
Bacana não é? Corre para o instagram e crie vídeos legais e divertidos para a
sua audiência.
Redação SToledo
Equipe SToledo
A análise das métricas de engajamento fazem com que
você entenda como os seus seguidores se comportam, o que eles gostam de ver e
ouvir, com relação a conteúdo. Essa análise ajuda a entender como cada
estratégia funciona e se é o momento certo de mudar.
A partir dessa análise é possível entender como os estímulos estão sendo
aceitos pelo público alvo, o que funciona mais com relação a sua marca e quem
consome seu conteúdo. Os comentários, as curtidas, quais os conteúdos que
tiveram maior interação com o público, tudo isso auxilia a entender que tipo de
conteúdo é consumido pela sua audiência.
Por isso reunimos algumas dicas de como gerar mais engajamento no seu perfil do
Instagram.
1. Número de seguidores
O número
de seguidores é a métrica que expõe a quantidade de usuários que
começaram ou deixaram de seguir o seu perfil durante um determinado
período. Importante para que você consiga entender
O
número de visualizações é responsável por apresentar a quantidade de visitas que o perfil
recebeu no período analisado e estabelecer uma comparação
com períodos anteriores.
Essa
é a métrica que mostra a quantidade
de perfis únicos que viram suas postagens durante o
período analisado. Investir em conteúdos relevantes fará com que o seu alcance
aumente consideravelmente.
Ao
contrário do que acontece na análise de alcance, o número de impressões
mostra quantas
vezes as suas postagens foram mostradas para as pessoas,
independentemente se elas estão vendo pela primeira vez ou pela décima.
5. Posts salvos
Muitos não sabem mais uma das grandes métricas que dizem se o seu conteúdo tem
sido relevante, é a quantidade de vezes que um post seu foi salvo. Isso mostra
que o público se interessa pelo seu conteúdo. A partir daí você consegue
identificar o tipo de conteúdo que sua audiência gosta de consumir.
Essa é outra estratégia que precisa ser seguida a risca, encontrar o melhor
horário para postagens. Quando você identifica qual o horário que o seu
conteúdo atinge os picos de entrega, isso fará com que você seja cada vez mais
assertivo.
Redação SToledo
Equipe SToledo
Há estratégias no marketing que precisam ser usadas para
se alcançar êxito. Quando você disponibiliza um produto ou serviço é necessário
direcionar de forma precisa para alcançar seu cliente. No marketing existe duas
maneiras de conhecer o seu possível cliente através do público alvo e a persona,
ao longo desse texto entenderemos um pouco mais sobre cada um.
O público-alvo é a definição social, econômica e
demográfica de quem vai consumir o seu produto. Geralmente ele traz
informações mais genéricas como estado civil, formação e coisas do tipo. Ao
longo do tempo esse tipo de informação passou a não ajudar tanto as estratégias
de marketing, justamente porque ela não permite o aprofundamento das
informações. É necessário mais detalhamento para conseguir direcionar de forma
eficiente. De toda forma não deixa de ter sua eficiência no primeiro momento,
onde não se sabe nada do público que vai consumir seu produto.
A persona ou buyer persona é uma representação do seu cliente ideal. As
personas apresentam as principais características e comportamentos dos seus
compradores. No marketing a utilização da persona ajuda a definir a linguagem e
o tom que vai ser utilizado na comunicação da marca. Tem sido bem mais usada
justamente por possibilitar uma melhor imersão no perfil do possível cliente,
possibilitando um melhor direcionamento das estratégias de marketing.
O público-alvo dá informações mais gerais sobre o seu cliente ideal, a persona
traz um maior nível de detalhes. Ambos são importantes nas etapas de marketing.
Redação SToledo
Equipe SToledo
Estamos vivendo a era do digital, onde a
tecnologia trouxe transformações para a sociedade e para as empresas como um
todo. O marketing 4.0 é o mais recente estágio do mercado. A internet passou a
influenciar diretamente na jornada de compra dos clientes.
Em algum momento do processo de compra o consumidor buscou nas redes sociais informações
sobre o produto e serviço, sobre as opiniões de terceiros. Em algum momento o cliente verificou sites e
redes sociais para saber um pouco mais sobre a experiência de outros
consumidores.
Para se adequar a essa nova realidade as empresas precisam estar exatamente
onde o consumidor está. Falar a linguagem que esse cliente fala e concretizar
uma compra, seja de produto ou serviço. Empresas que não utilizarem técnicas de
marketing direcionado não serão mais capazes de se relacionar com os clientes e
perderão espaço no mercado.
A empresa que opta pelo marketing 4.0, precisa investir no relacionamento,
estabelecer conexões profundas, criar estratégias bem segmentadas para o
público e manter o foco nas necessidades do ser humano. A forma como uma
venda acontece já não é mais a mesma. Quando se oferece algo a alguém é precisa
ter em mente que o que está sendo vendido é uma experiência.
O conceito de marketing 4.0 foi abordado por Philip Kotler. Livro Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital, escrito em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan.
Onde ficou claro que a mudança não é apenas de ferramentas, mas principalmente
de mindset.
Não é apenas utilizar novas ferramentas e a empresa já está inserida no
marketing 4.0, é buscar estratégias direcionadas e que conduzam a utilização
das novas ferramentas a concretização da jornada de compra.
Redação SToledo
Equipe SToledo
O marketing de conteúdo é
uma estratégia de atração de clientes a partir da criação de conteúdo
relevante. Já não é mais só uma tendência de mercado, passou a ser um
investimento indispensável. Justamente porque não se pode mais só criar
conteúdo, é preciso criar conteúdo que gere valor e te aproxime do teu público.
Não é só vender sua marca e seu produto, é atrair e “prender” o seu cliente fazendo
com que ele volte e também indique o seu trabalho para outras pessoas. Seu
cliente é a sua melhor propaganda.
A partir do engajamento é possível ver o crescimento da sua rede de clientes e
potenciais clientes, através dos conteúdos que vão gerar ligação entre você e o
público. Em média 73% das empresas
brasileiras adotam já essa metodologia. Ou seja é uma estratégia que trará resultados positivos para o seu negócio
desde que bem executada. 73% das empresas
brasileiras adotam essa metodologia.
É necessário definir os objetivos, as estratégias e quais métricas avaliar para
se obter resultados. A meta consiste em atender a intenção de busca do usuário,
com o objetivo de transformar o processo de compra em algo natural. Existem
algumas etapas tidas como essenciais para esse processo: Educar
o público; Ganhar autoridade no assunto; Influenciar a decisão de compra; transformá-lo
em um embaixador da marca; gerar mais leads orgânicos.
Quando se fala em redes sociais já vem a cabeça que é o lugar ideal para criar
interações com outras pessoas. Relacionar-se com o público é fundamental para o
crescimento da visibilidade da sua marca/empresa. Já quando o assunto é sites e
blogs com planejamento e estruturação de conteúdos relevantes fará o trafego
naturalmente aumentar a longo prazo.
Para que todas essas estratégias de conteúdo possam ser efetivas é necessário
analisar as métricas, é a partir desse trabalho que o seu conteúdo fica cada
vez mais assertivo e os resultados passam a ser satisfatórios.
Redação SToledo
Equipe SToledo
Trabalhar com redes
sociais requer boas estratégias e atenção ao conteúdo entregue ao público. Você
lida todos os dias com fluxo de pessoas que vão desde o seu lead consolidado
até os seus leads em potencial. A empresa não pode simplesmente vender um produto,
é preciso criar valor com conteúdo que agregue e que prenda o usuário e o faça
querer saber mais seja da sua história, serviço ou produto. As vendas são
ligadas a conquista.
Porém o ponto principal quando se fala de estratégias é o cuidado em medir se o
caminho que você escolheu seguir te trará retorno, e quando se fala em retorno
é tanto financeiro quanto de valor. Ter um usuário que consome seu conteúdo e
volta depois, que compartilha suas publicações com pessoas próximas e que é
engajado no seu perfil é um ponto super positivo.
Todas as principais redes sociais da atualidade possuem um Analytics básico
(alguns mais avançados que outros) disponível para sua página ou perfil. Ou
seja, a análise de métricas de redes sociais pode ser feita de forma simples e
isso te dará um norte sobre o caminho certo a seguir.
As empresas devem medir seus resultados com base no engajamento do cliente
gerado pelo marketing de conteúdo, em vez de focar apenas nas vendas geradas.
Dando atenção aos resultados futuros de consumo e permitindo foco em tendências
e táticas por trás do conteúdo, que a partir das métricas será mais bem
produzido.
Quando for medir os resultados das ações que estão sendo implementadas,
lembre-se que o marketing de conteúdo requer paciência. As estratégias nem
sempre geraram resultado no seu primeiro mês e nem toda ação tem lucro
monetário por trás, justamente porque você precisa ter em mente que muitas
vezes vai gerar conteúdo para criar valor entre a sua marca e o usuário.
Tudo
isso que falamos, nos leva ao ponto principal: é preciso medir os resultados
através das métricas para obter as respostas sobre as estratégias que você
optou e optará ao longo da sua trajetória
Redação SToledo
Equipe SToledo
Inbound
marketing ou marketing de entrada, é uma abordagem que faz com que o público
chegue até você de forma livre. A forma como o cliente é atraído mudou ao longo
dos anos, por isso é preciso se adequar e entregar valor ao seu público.
Para atrair esse cliente é necessário conteúdo que agregue em forma de
propaganda, para que ele encontre no seu serviço a solução para os problemas
dele. Encantar tem sido um dos desafios do marketing que é feito na atualidade.
Inbound marketing visa atrair e conquistar de forma ativa aqueles que de fato
tem interesse no serviço que é prestado pela empresa. Ele foca em atrair as
pessoas certas, por isso é preciso alinhar o material que é criado com o
público que você deseja atingir. Gerando tráfego de entrada para que assim
possa converter leads e fechar negócios. A medida que a qualidade do conteúdo
que você entrega aumenta, mas você se aproxima do público alvo.
Existem algumas etapas no processo inbound, que são:
1. Atrair o cliente
Na etapa de atração, o objetivo de suas ações
deve ser chamar a atenção do usuário que muitas vezes nunca ouviu falar da sua
empresa.
2. Conversão
Converter um cliente em lead é a função da segunda etapa. Para converter um
lead você precisará fazer ofertas tentadoras, criar landing pages, oferecer
formulários, e táticas de otimização de conversão – CRO.
3. Relacionamento
É importante se relacionar com os contatos que são feitos ao longo do processo.
É necessário que você compreenda as necessidades do público para que você possa
se relacionar de forma direcionada e segmentada.
4. Vender
Quando enfim o cliente está pronto para comprar, você precisa estar pronto pra
vender. Garantindo a melhor experiência possível. Para isso sua equipe de
marketing e vendas precisa estar preparada e ter em mãos ferramentas que
possibilitem que a estratégia seja de sucesso.
5. Encantar
Nessa etapa que o trabalho realmente acontece, depois de conseguir vender você
precisa fidelizar esse cliente. É nesse momento que é preciso encantar, para
conseguir fidelizar através de conteúdo avançado para que esse cliente passe a
ser um promotor da sua marca.
Redação SToledo